Talvez nem todo mundo saiba o que de fato faz um web designer. Mas uma coisa é fato, se você tem acesso a internet, navega em sites, blogs e páginas virtuais, então você está em contato com o trabalho do profissional.
Isso porque é o web designer que projeta e desenha sites e sites, assim como aplicativos e sistemas web. Sendo assim, entramos em contato com seu trabalho diariamente.
Atuação
Assim como dito acima, a função do profissional é na projeção de sites e páginas web. Para isso, o web designer cria uma interface gráfica no site, que é onde o usuário irá acessar. Logo, o designer precisa que seu trabalho seja o mais atrativo para o usuário.
Além de uma boa aparência visual, também é necessário que o site seja de fácil acesso, permitindo aos seus navegadores a melhor experiência. E para que consiga realizar bem sua função, é necessário que tenha conhecimento, pelo menos o básico, de linguagens de programação, tais como CSS, PHP, ASP e HTML.
Na realização de seu trabalho, o web designer trabalha com vários programas, que são seus instrumentos de trabalho. Existem vários programas para a área, entretanto, os mais famosos são os:
- Illustrator;
- Corel Draw;
- Photoshop;
- Gimp;
- Fireworks;
Embora exista uma gama de programas que podem ser utilizados, o critério de utilização é pessoal. Alguns deles possuem mais funções que outros, mas a maioria possem funções parecidas. Logo, a escolha de qual deles trabalhar é pessoal.
Como se trata de um profissional com uma vasta possibilidade de atuação, o seu mercado também é igualmente aberto. Um web designer pode atuar em empresas de diversos seguimentos, sendo como efetivo, ou autônomo.
Como ser um web designer?
Para se tornar um web designer é preciso realizar curso para a área. Entretanto, existem cursos simples, técnicos e até de nível superior para a área. Alguns dos cursos mais simples, ou técnicos, podem ser encontrados em diversas instituições de ensino e profissionalizantes, como Senac.
Já os cursos superiores, alguns profissionais realizam o curso de Design, e depois se especializam na área de web design. O que pode se tornar um diferencial no mercado.
Quanto ganha um web designer?
A remuneração para a área depende de vários fatores externos como mercado, localidade e empresa. Assim como outros fatores como a formação do profissional e experiência. Por isso, é preciso que o web designer tenha um bom portfólio de apresentação.
Entretanto, de modo geral, de acordo com o site love mondays, o salário médio bruto da profissão é de R$ 2.899,00.