O que faz uma recepcionista?

Saiba tudo sobre o cargo de recepcionista, as atribuições, salário, área de atuação, grau de escolaridade exigida e curso de recepcionista.



O que faz o recepcionista? O recepcionista é o profissional responsável pelo atendimento ao público interno e externo, atendimento telefônico, encaminhamento a órgãos e departamentos competentes, além de auxílio a outros setores da organização.

Na sua rotina de trabalho, é responsável pelo atendimento presencial e, também, encaminhamento das solicitações e visitantes, organização das fichas cadastrais, transferência de ligações.

Dependendo de sua atuação, é responsável pelo agendamento de visitas e consultas, reservas de hospedagem, recepção de clientes e fornecedores.

A atuação do recepcionista é estratégica pois, trata-se da porta de entrada da organização. O atendimento de excelência na linha de frente pode fazer com que toda a cadeia de serviços seja realizada de maneira eficaz.

Área de atuação de recepcionista

O mercado de trabalho para recepcionista é bem extenso pois, qualquer empresa privada ou órgão público precisa de um profissional para recebimento de clientes, fornecedores e atendimento telefônico.

Por isso, o recepcionista pode trabalhar em hotéis, hospitais, escolas, prefeituras, câmaras municipais, entre outros.

Qual o perfil do recepcionista?

Para ser um bom profissional, o recepcionista deve ter qualidades e habilidades específicas, como pontualidade, dinamismo, discrição, atenção, organização, educação, confiança, autonomia e segurança.

Quanto ganha o recepcionista?

O salário do recepcionista varia conforme sua área de atuação mas, varia entre R$ 1.096,00 e R$ 1.588,00. Porém, em alguns locais, como hotéis de luxo, pode ganhar mais de dois salários mínimos, a depender da carga horária trabalhada.

Qual o grau de escolaridade do recepcionista?

O grau de escolaridade para ser recepcionista depende, também, do local e área de atuação. Normalmente, exige mínimo de nível fundamental mas, algumas empresas podem exigir graduação específica.




Voltar ao topo

Deixe um comentário