O que é Blockchain?

Entenda como funciona o sistema que busca reconhecer e registrar cada troca que acontece de moeda digital, a criptomoeda. Saiba como é o processo de formação de blocos e qual é a diferença para o sistema bancário.



O sistema que é responsável por registrar e viabilizar as transações que acontecem entre utilizadores de criptomoedas recebe o nome de Blockchain.

Criptomoedas é o nome que se dá às moedas digitais e este método reconhece e autoriza a sua troca. Isso acontece pelo fato de o blockchain registrar as operações, como se fosse e um livro contábil. E depois, exibe os dados que comprovam a validação ao público.

Dessa forma, diferente de como acontece a validação das transações bancárias, a operação por meio do sistema acontece de maneira descentralizada.

Blockchain: Como funciona

Pode-se dizer que o blockchain funciona por meio de uma espécie de bloco, o qual armazena as informações digitais de operações financeiras que envolvem as moedas digitais.

Assim sendo, estes blocos contém os dados que possuem informações específicas. Por exemplo, os valores e os sujeitos envolvidos na transação. Além do mais, ele ainda possui um “hash” de identificação.

Posteriormente, as informações são validadas. Esta validação é realizada por membros distintos da rede  blockchain, os quais são conhecidos como “mineradores”. O método é utilizado para que o mesmo Bitcoin seja usado em duas operações diferentes, por exemplo.

Portanto, como a partir de um bloco vai surgindo outro para receber as informações novas, forma-se, então, “blocos em cadeia”. Este novo bloco, quando acionado, obtém informações próprias e também o hash do bloco anterior.

Além do mais, quando novos blocos são criados, os mais antigos são validados. Isso quer dizer que quanto mais tempo tiver um bloco, mais validação ele recebeu. Para finalizar o processo, todas as transações que aconteceram ficam registradas em um livro-razão. Este é conhecido como ledger e qualquer pessoa pode ter acesso a ele.

 Blockchain e Sistema Bancário: Diferença 

No sistema bancário, para que a validação possa acontecer, é necessário registrar e provar que elas são válidas. Dessa forma, o sistema é conhecido como Sistema Centralizado.

blockchain, por sua vez, é o  sistema considerado Sistema Descentralizado. Nele, a validação das transações de Btcoins, ou outras criptomoedas, acontecem por meio dos mineradores.

Isso quer dizer, portanto, que a rede será mais segura, se a quantidade de mineradores for maior. Isso acontece, porque além de ajudar para que os blocos sejam formados, eles ainda calculam as fórmulas matemáticas complexas para que cada hash seja validado.

Dessa forma, o minerador que conseguir decodificar primeiro irá receber um bônus. Enquanto isso, os outros devem revisar para ver se o cálculo está correto.

Blockchain: Como surgiu?

Foi a partir da publicação do artigo”Bitcoin: A Peer-to-Peer Eletronic Cash System” que o  blockchain surgiu com mais força como sistema do Bitcoin. O autor do texto ficou conhecido pelo pseudônimo Satoshi Nakamoto,  no entanto, ele nunca foi conhecido pessoalmente.

Dessa forma, primeiro o  blockchain começou a se tornar conhecido como o sistema que conduziria as transações de todos os Bitcoins. Depois, o sistema passou a conduzir também outras criptomoedas.

Assim sendo, passou a oferecer, então, uma maior segurança para quem tivesse esse tipo de moeda como opção no ambiente digital.

Saiba também Como declarar  bticoins no imposto de renda.




Voltar ao topo

Deixe um comentário