A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão do Acre (SEPLAG/AC) está recebendo inscrições para seu processo seletivo. Conforme indicado no edital nº 001/2020, são ofertadas 423 vagas temporárias para Professores para atuação na Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes – SEE.
Cargos e salários
As vagas são para os cargos de Professor de Educação Escolar Indígena das seguintes modalidades: Educação Infantil e Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano; Educação Infantil e Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano; e Ensino Médio.
Requisitos
- Nível fundamental (PS1): ter concluído ou estar cursando ensino fundamental intercultural;
- Nível médio (PS2): ter concluído ensino médio;
- Nível superior – Magistério (P1): ter concluído curso de Magistério Intercultural ou Magistério;
- Nível superior (P2): ter concluído ou estar cursando Licenciatura Plena Intercultural ou em qualquer área de conhecimento.
Os contratados receberão salários de R$ 1.045,00 a R$ 2.164,67, para que atuem em cargas horárias de 25 a 30 horas por semana.
Inscrições
As inscrições foram reagendadas e agora seguem até o dia 14 de agosto de 2020, pela internet, no site http://seplag.acre.gov.br/editais-e-concursos/. Caso não disponham de acesso à internet, o candidato poderá utilizar um dos postos de atendimento do Núcleo da Secretaria de Educação (endereços no edital).
Os candidatos deverão enviar os seguintes documentos: Curriculum Vitae; Ficha de auto declaração de pertencimento ao povo indígena (Anexo II do edital); Carta de Ciência Comunitária (Anexo III do edital); Carta de Aceitação do povo indígena para o qual pretende concorrer (Anexo IV do edital); e Declaração de Proficiência na Língua Indígena (Anexo V do edital).
Etapas
A seleção dos candidatos será feita exclusivamente por meio de análise curricular. Os critérios de pontuação adotados serão os seguintes:
- Ser membro do povo indígena para o qual se candidatou à vaga de docente – 12 pontos
- Residir na Comunidade Indígena do povo para o qual se candidatou a vaga – 10 pontos
- Ser falante da língua indígena do povo para o qual se candidato à vaga de docente – 6 pontos
- Experiência Profissional seguida no âmbito do Magistério Indígena, em coordenações de ensino e/ou docência – 10 pontos por ano letivo
- Formação acadêmica (conforme o cargo pleiteado)
- Cursos de Formação em Magistério Indígena (somente para nível fundamental)
Validade
O processo seletivo terá validade de dois anos, a partir da data de homologação do resultado final, podendo haver prorrogação por mais dois anos.
Todas as informações sobre o Processo Seletivo SEPLAG – AC – 2020 podem ser consultadas no edital nº 001/2020