O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) acaba de publicar o edital de processo seletivo nº 3/2020. De acordo com ele, será formado um cadastro de reserva de estagiários de nível médio superior.
Vagas
Nível médio: Ensino médio, Educação Profissional e equivalentes da Educação De Jovens e Adultos (EJA).
Nível superior: Gestão Pública, Educação Física, Administração, Jornalismo, Marketing, Pedagogia, Psicologia, Comércio Exterior, Relações Internacionais, Ciências Contábeis, Economia, Administração De Empresas, Administração Em Políticas Públicas, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica, Gestão Empresarial, Gestão Pública, Secretariado Executivo, Análise De Dados, Estatística, Matemática, Biblioteconomia, Antropologia, Artes Cênicas, Ciências Sociais, entre diversos outros cursos.
Requisitos
Para que possam concorrer às vagas de nível médio, é necessário estar regularmente matriculado no 1º ou 2º ano do Ensino Médio, ou ainda no 1º semestre da Educação de Jovens e Adultos da rede pública ou particular de ensino, vinculada à Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal ou Goiás.
Por sua vez, as vagas de nível profissionalizando exigem que o candidato esteja matriculado em curso técnico de nível médio ou em curso tecnólogo de nível superior. Ademais, não poderá estar cursando no último semestre, a a instituição de ensino deverá ser vinculada ao Ministério da Educação (MEC) ou Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal ou Goiás.
Por fim, para as vagas de nível superior, é necessário ter concluído ao menos o primeiro semestre do curso na data de início do estágio. Além disso, não poderá estar cursando o último semestre.
Bolsas e lotação
Os estagiários receberão bolsas que variam de R$ 486,05 a R$ 1.125,69 mensais, acrescidas de outros benefícios. Em contrapartida, deverão atuar em cargas horárias de 20 a 30 horas semanais. Lembrando que haverá reserva de vagas para pessoas com deficiência.
Os estagiários serão lotados no Ministério da Justiça e Segurança Pública, no Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN), bem como na Coordenação Regional do Arquivo Nacional no Distrito Federal (COREG-AN).
Inscrições e etapas
O edital foi retificado e agora os interessados poderão se inscrever até o dia 4 de maio de 2020, através da internet, no site sei.protocolo.mj.gov.br. As inscrições são gratuitas.
O método de seleção utilizado neste certame é análise curricular. Previamente, os tópicos de pontuação definidos para ambos os cargos foram os seguintes:
- Certificado de participação em ação de desenvolvimento profissional (cursos)
- Certificado de conclusão de curso/módulo de língua estrangeira
- Certificado de proficiência em língua estrangeira
- Atuação em estágio, ou atividade profissional (remunerada ou não, incluindo trabalho voluntário certificado)
Validade
O prazo de validade do processo seletivo será de seis meses. Contudo, poderá ser prorrogado por mais seis meses, ou até o esgotamento de candidatos.
O edital completo com mais informações sobre o Processo Seletivo Ministério da Justiça e Segurança Pública – Estágio 2020 pode ser acessado aqui