O Exército Brasileiro, juntamente com o Departamento de Educação e Cultura (DECEX) e a Diretoria de Educação Preparatória e Assistencial (DEPA), está realizando um concurso de admissão. O certame oferta 480 vagas para ingresso em Colégios Militares de todo o país.
Requisito para ingresso no sexto ano do ensino fundamental: ter concluído ou estar cursando o quinto ano do ensino fundamental (5º ano/EF) e idade entre 10 e 13 anos.
Requisito para ingresso no primeiro ano do ensino médio (1º ano/EM): ter concluído ou estar cursando o nono ano do ensino fundamental (9º ano/EF) e ter entre 14 e 18 anos.
Os aprovados serão lotados nas cidades de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS), Belo Horizonte (MG), Salvador (BA), Fortaleza (CE), Manaus (AM), Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), Salvador (BA), Recife (PE), Curitiba (PR), Juiz de Fora (MG), Campo Grande (MS), Santa Maria (RS) e Belém (PA).
Inscrições e etapas
Os interessados poderão se inscrever no período de 8 de setembro a 2 de outubro de 2020, junto ao Colégio Militar para onde o candidato for prestar o concurso. Os endereços podem ser consultados no edital ao final da matéria. Será cobrada taxa de inscrição de R$ 95,00.
Os candidatos serão submetidos s três etapas de seleção, sendo elas: Exame Intelectual (provas objetivas e redação); Revisão Médica e Odontológica; e Comprovação dos Requisitos Biográficos dos candidatos.
O Exame Intelectual será composto por 12 questões objetivas de Matemática, 12 questões objetivas de Língua Portuguesa, e uma redação de 15 a 30 linhas. Sua aplicação ocorrerá nos dias 17 e/ou 18 de outubro de 2020, em locais a serem informados posteriormente.
Mais informações sobre o Concurso Exército – Colégios Militares – 2020 estão disponíveis no edital nº 2/2020