Com os grandes cortes orçamentários no Brasil, 2016 ainda promete ser um bom ano para os concurseiros. Mesmo com todas as reduções impostas pelo governo federal, a expectativa é que este ano chegue a 94,9 mil vagas para órgãos de níveis federal e estadual, além de capitais.
Estas já vagas estão inclusas os concursos que já foram autorizados e os que ainda aguardam autorização. O concurso do IBGE, um dos mais aguardados, já foi divulgado seu edital em 26 de dezembro de 2015, o qual contempla 600 vagas para níveis médio e superior. Ainda está previsto concursos para a Eletrobras Eletronuclear e Fundação Nacional do Índio (Funai).
Em 2016 é ano de eleições municipais e de acordo com a Lei 9.505/97 não é permitido contratações, nomeações ou admissões de servidores públicos com até 3 meses que antecedem a posse dos eleitos. Caso a homologação do concurso for realizada até 3 meses antecedente a eleições, as nomeações podem ocorrer em qualquer período do ano. Já concursos federais e estaduais não possuem restrições.
Concursos previstos e autorizados para 2016
Fundação Nacional do Índio (Funai)
- Nível superior (20 vagas)
- 202 para indigenista especializado
- 7 para engenheiro
- 5 para engenheiro agrônomo
- 6 para contador
O edital deverá ser publicado até abril de 2016.
Instituto Nacional do Seguro Social – INSS
Foram ofertadas 950 vagas, leia mais sobre o concurso do INSS 2016.
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE
Ao todo são 600 vagas, leia mais sobre o concurso do IBGE 2016.
Serviço Geológico do Brasil
Nível médio, 52 vagas de técnico, ainda não foi divulgado o edital.