A rede social de negócios Linkedin é atualmente, uma das grandes ferramentas utilizadas por aqueles que estão em busca de um novo emprego. No entanto é preciso ficar atento para não cometer erros que possam comprometer a imagem daquele que está à procura de novos rumos na vida profissional. Fugir dos clichês é uma das dicas para não cair no óbvio, à rede social listou as palavras mais usadas nos perfis dos brasileiros, entre elas o termo “responsável” está liderando.
A pesquisa realizada pelo Linkedin tem por objetivo alertar os usuários sobre os chavões corporativos largamente usados pelos candidatos. Segundo Fernanda Brunsizian, gerente sênior de comunicação do LinkedIn para a América Latina, a campanha visa incentivar as pessoas a se apropriarem de uma linguagem mais próxima da vida real, se aproveitando de que se trata de uma rede social para desenvolverem conversas dentro de um contexto profissional.
De acordo com o levantamento do Linkedin, em 2011 a palavra mais utilizada foi multinacional, já em 2012 foi experimental. Em 2014, o ranking ficou assim: estratégico, criativo, sólida experiência, extensa experiência, experiência internacional, especializado, planejamento estratégico, apaixonado e motivado.
Em uma comparação realizada com outros países, entre as palavras menos utilizadas pelos brasileiros pode se citar proativo e especializado. Dos 20 países que participaram da pesquisa, as palavras mais utilizadas são “liderança”, “motivado” e “criativo”.