O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) pode abrir certame para 2017, mas as vagas ainda não foram solicitadas ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG).
No ano passado, o Instituto solicitou 680 vagas, mas o pedido foi recusado pelo governo, por conta de contenção de gastos. Assim, o Ibama precisa enviar outra solicitação, pedindo a autorização.
Segundo o Instituto, o pedido será encaminhado, mas ainda não existe uma data acertada. Mas a informação já certa é que o Instituto deva enviar a solicitação até o dia 31 deste mês, pois se as vagas solicitadas são para 2017, o concurso deve ser acrescentado à Lei Orçamentária (LOA) do ano.
A assessoria de imprensa do Ibama já antecipou que as carreiras favorecidas serão analista administrativo e analista ambiental, ambas com exigência de ensino superior. No pedido realizado no ano passado, eram solicitadas 500 vagas para analista administrativo, e 180 para ambiental. As duas, com remuneração inicial de R$ 7.675,45. Os servidores terão o benefício da estabilidade empregatícia, por conta do regime estatuário de contratação.
Portanto, quem tem o interesse de trabalhar no Ibama já pode começar a se preparar, pois a possibilidade de um certame em 2017 é grande.
Bons estudos!