Para os que estão aguardando o concurso público da Fundação Nacional do Índio (Funai), temos boas notícias. É que foi anunciada no dia 19 de abril de 2016 a Escola de Administração Fazendária (Esaf) como organizadora do concurso.
Acredita-se que o edital deve ser divulgado nos próximos dias. Devem ser ofertadas 220 vagas, mas a lotação dos cargos poderá ser conferida somente quando houver a publicação do edital.
Pedido de concurso autorizado
O pedido para a realização do concurso foi autorizado pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) no dia 22 de outubro de 2015. A partir daí, há um prazo de seis meses para dar início à abertura do certame. A data limite para publicação do edital é o dia 22 de abril de 2016.
Devem ser 220 vagas ofertadas, e a distribuição é a seguinte:
● 208 vagas para o cargo de indigenista especializado (formação em qualquer área do ensino superior);
● 7 vagas para engenheiro (ensino superior na área específica);
● 5 vagas para engenheiro agrônomo (ensino superior na área específica)
Quem for atuar no cargo de indigenista será responsável por toda a legislação brasileira das populações indígenas. A remuneração inicial para os aprovados passa de R$ 6,000,00.
Último concurso em 2010
Foi realizado em 2010 o último concurso da Funai. Foram ofertadas 200 vagas distribuídas em diversos estados do país. O instituto Cetro foi o organizador do concurso e como método de avaliação dos candidatos houve aplicação de uma prova objetiva e redação.