Alunos que querem fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 precisam ficar atentos às novas regras. Foi publicado no Diário Oficial da União no dia 15 de abril de 2016 a nova regra sobre questão de segurança, o Inep coletará dados biométricos (impressão digital) em algum momento do exame.
Outra questão é sobre o aumento da inscrição que vai subir de R$ 65,00 para R$ 68,00. Os candidatos deverão se inscrever por meio da Guia de Recolhimento da União (GRU) e deverá ser paga até às 21h59min do dia 25 de maio de 2016 em qualquer agência bancária, casa lotérica ou agência dos Correios. As inscrições serão recebidas a partir das 10h do dia 9 de maio até as 23h59 do dia 20 de maio.
Comece a estudar agora mesmo: Apostila EXAME NACIONAL DE ENSINO MÉDIO – ENEM ( 4 Volumes )
Para a confirmação da inscrição, o candidato poderá informar telefone e e-mail. Atenção para o cartão de confirmação que será disponibilizado através do e-mail, como no ano anterior.
Informações Gerais Enem 2016
Para pessoas portadoras de necessidades especiais vai haver atendimento especializado, mas este deverá ser especificado pelo candidato no ato da inscrição. O aluno deverá adicionar no documento o nome, diagnósticos e assinatura do profissional especializado.
Terá taxa de isenção na inscrição do Enem 2016 os candidatos que forem concluir o ensino médio em escolas da rede pública e também aqueles que se declararem como carentes.
Também haverá um intervalo de 30 minutos entre o fechamento dos portões e o início das provas, para manter as seguranças e cuidar com os vazamentos das provas.
Quem quer iniciar os estudos de preparação, o MEC estará disponibilizando um aplicativo para estudo, que é a ‘Hora do Enem’.
Provas do Enem 2016
De acordo com o Ministério da Educação (MEC), estima-se que devem se inscrever aproximadamente 8 milhões de candidatos. Atenção para as datas: as provas ocorrem nos dias 5 e 6 de novembro.
Para entrada nos locais das provas, os portões deverão ser abertos às 12h e fechados às 13h. Os exames serão iniciados às 13h30, seguindo o horário de Brasília. A prova terá duração de 4:30h, encerrando-se às 18 horas.
As provas aplicadas no dia 5 será de Ciências Humanas e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. No dia 6 ocorrem as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, de Matemática e suas Tecnologias e a redação e terão um total de 5:30h de duração, ou seja, as provas terminam as 19 horas.