As medidas de fortalecimento das estratégias de segurança pública em todo país, podem ser responsável pela convocação de um novo Concurso da Polícia Federal. A iniciativa é uma proposta pela União e estava nas pautas do Planejamento desde o início de 2016. A novidade é que o processo andou e hoje está sob análise da Coordenação-Geral de Carreiras, Concursos e Desenvolvimento de Pessoas.
Veja mais: Publicado Concurso da Polícia Federal 2018
O concurso não deverá ser afetado pelos constantes cortes de verba do Governo Federal. O ministério do Planejamento pode autorizar o certame, com status de Regime de exceção. A estimativa é que sejam criadas 558 vagas, com 491 para Delegados e 67 para peritos.
Os requisitos para peritos é o curso superior com ênfase específica no desenvolvimento da atividade. Para Delegado o processo seletivo exige curso superior em Direito, com experiência de três anos na atividade jurídica. O vencimento inicial para os cargos é de R$ 17.203,85.
Apostilas preparatórias: Delegado de Polícia Federal, Agente de Polícia Federal e Agente Administrativo
Após a implementação do decreto de Lei de número 8.326 a realização de concursos para provimento de vagas para a carreira policial não depende de autorizações de órgãos com o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, apenas.
Esses podem ocorrer por resultado da avaliação da necessidade constatada por meio do número mínimo de 5% no funcional de vagas. Porém, ainda segundo a mesma determinação da lei, o órgão que solicitará a vaga, deve encaminhar um documento ao Ministério do Planejamento, para discutir a viabilidade orçamentária. No caso do concurso da PF essa negociação estaria avançada.
O concurso pode ocorrer para vagas nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Rondônia e Roraima. Essa estrutura poderá fazer que haja remoção dos servidores que cumprem função nessas supracitadas localidades. A organização do concurso é geralmente responsabilidade do consórcio Cespe/UNB.
As provas são cunho objetivas e discursivas, além de exames psicológicos, avaliação médica, reconhecimento de títulos, prova oral (delegado) e digitação (para escrivão).
Qualifique-se agora! Confira uma lista de cursos grátis com certificado válido.