Em 25 de agosto de 2016 possivelmente será publicado o edital do concurso da Política Militar do estado do Tocantins. Essa divulgação ocorrerá por determinação do governador Marcelo Miranda.
Esse certame oferecerá 40 vagas para o Curso de Formação de Oficiais (CFO) e mais 1.000 vagas para o Curso de Formação de Soldados (CFSD).
O comandante-geral afirmou que esse concurso público é uma necessidade da Polícia Militar e servirá para suprir a falta de efetivo para que seja possível aumentar o policiamento. Em suas palavras, “estamos satisfeitos porque o concurso da PM está se tornando uma realidade, a comissão trabalha para finalizar as diretrizes da elaboração do edital que em breve será divulgado”.
Esse certame terá como presidente da Comissão de Realização o coronel PM Marcelo Falcão Soares, que, atualmente, atua como Diretor de Ensino, Instrução e Pesquisa da Instituição. Seu objetivo é continuar os trabalhos já iniciados nessa Comissão, existente desde janeiro de 2016, e realizar todos os esforços necessários para que o concurso ocorra da maneira mais transparente possível.