Em acordo firmado com o Ministério Público, o Governo do Estado de Minas Gerais confirmou a possibilidade do terceiro concurso consecutivo para agente penitenciário, suprindo vacância dos funcionários comissionados. O certame vem na sequência dos processos executados em 2012 e 2013 que, juntos, ofertaram quase 7 mil vagas.
Vale lembrar que, em maio do ano passado, segundo matéria do portal G1, a Secretaria de Estado de Defesa Social de MG (SEDS-MG) divulgou a abertura de até 15000 postos em razão da ampliação e construção de novas penitenciárias.
Além disso, 60 presídios sairão do controle da Polícia Civil do Estado para a administração da própria SEDS, possibilitando novas oportunidades.
Requisitos Concurso Agente Penitenciário MG
Aos candidatos ao posto de Agente de Segurança Penitenciário, é exigido certificado de conclusão do Ensino Médio reconhecido pelo MEC.
As atribuições serão dispostas em edital mas, incluem atividades de escolta e custódia de presos, vigilância interna e externa dos estabelecimentos prisionais, bem como sua garantia de ordem e segurança.
O salário inicial é de R$4.098,00, com jornada de 40 horas semanais. O concurso de 2013 foi organizado pelo Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) e ofereceu 3535 vagas. Os candidatos foram submetidos à provas escrita e discursiva, exames médicos (físicos e psicológicos), teste de aptidão física, curso de formação e investigação social.