Conhecido popularmente como Itamaraty, o Ministério das Relações Exteriores do Brasil (MRE) tem o costume de realizar a abertura de seus concursos públicos durante o primeiro semestre de cada ano.
Por esse motivo, é possível esperar que até julho de 2017 já exista um edital aberto para o cargo de diplomata. O cargo exige formação superior completa em qualquer área, além de muita preparação para suas disputadas etapas.
O salário inicial para a função é de R$ 15,8 mil, podendo chegar a até R$ 22 mil no topo de carreira. A seleção é realizada pelo Instituto Rio Branco, em parceria com o centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe).
Para concorrer a uma vaga no órgão do Poder Executivo, é preciso ser brasileiro nato. Após a aprovação, os candidatos ingressam no Curso de Formação do Instituto Rio Branco.
O Itamaraty tem como função assessorar o Presidente da República a formular, desempenhar e acompanhar as relações do Brasil com organismos internacionais e com outros países. Os diplomatas devem representar, negociar, informar e proteger os interesses de seu país no âmbito internacional.
A preparação para o cargo é intensa, já que os candidatos passam por avaliações objetivas, prova discursiva (redação) e uma terceira etapa com seis avaliações.
Nessa última fase, os candidatos devem apresentar seus conhecimentos em geografia e política internacional, inglês, história do Brasil, economia, direito e direito internacional público, espanhol e francês. Os dois últimos exames são objetivos; os demais são discursivos.
Por isso, é importante começar a preparação para o certame desde já. Com tantos benefícios oferecidos, a carreira é desejada por milhares de concurseiros. Acompanhe as notícias e fique de olho: até o fim do primeiro semestre o novo edital para o cargo de diplomata deve ser divulgado!