O governador do Estado do Amapá, Waldez Góes, anunciou, nesta segunda-feira (29), o provável lançamento de edital do próximo concurso da Polícia Civil (PC-AP) para junho deste ano. O anúncio foi feito durante a cerimônia de entrega da Delegacia Integrada Distrital (DID) do Bairro Santa Rita, na capital amapaense.
De acordo com o chefe de Estado, a realização de um novo certame faz parte do processo de reestruturação da Segurança Pública do Estado, que também deverá incluir contratações para a Polícia Militar. Referente ao concurso da PC-AP, uma comissão interna foi formada em dezembro do ano passado e foi definida a oferta de 240 vagas distribuídas entre as carreiras de agente (120), escrivão (90) e delegado (30).
Entretanto, há chances de aumento do quantitativo de vagas, já que estão previstas aposentadorias entre os servidores ativos. Até porque, apesar de não preencherem a sensível carência pela qual passa a corporação, as oportunidades disponibilizadas pelo próximo certame suprirão parte dessa demanda.
O último concurso realizado pela PC-AP foi lançado em 2006, sob a organização da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Na ocasião, a corporação ofertou 120 vagas para oficiais e agentes de polícia, além de um segundo edital ofertando 31 vagas para delegado. Os candidatos foram avaliados mediante a aplicação de provas objetivas, redação, digitação (para oficial), aptidão física, exame psicológico e investigação social, seguidas do curso de formação.