Foi enviado, na última semana, pedido de autorização de novo concurso público para provimento de 1.529 vagas no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). Pedido foi feito ao Ministério do Meio Ambiente (MMA), contemplando carreiras de níveis médio e superior de ensino. A solicitação aguarda repasse ao Ministério do Planejamento (MPOG), que deve ser feito até o próximo dia 31.
As oportunidades serão divididas entre 680 para convocação imediata e 849 para convocações futuras, preenchendo demandas que surgirem nos próximos três anos. Dentre as primeiras, estão as carreiras de analista administrativo (180) e analista ambiental (500), ambas exigindo formação em nível superior. As demais deverão preencher a demanda em outros cargos, como técnico administrativo, cuja exigência é de nível médio.
Apostilas preparatórias: Analista Administrativo e Técnico Administrativo
Analistas ambientais e administrativos têm direito a remuneração inicial de R$ 7.760,45, enquanto técnicos percebem salários iniciais de R$ 3.712,72. Para as duas, já está incluso o auxílio-alimentação.
O último concurso realizado pelo Ibama para analista ambiental foi organizado em Cespe/Unb, em 2012, recebendo 16.290 inscritos para as 108 vagas. Os aprovados foram lotados no Distrito Federal e Rio de Janeiro. Em 2013, também sob a organização do Cespe/Unb, foi realizado o concurso para analista administrativo, abrindo 61 oportunidades distribuídas entre 20 estados brasileiros. Neste, foram registradas 43.533 inscrições.