Sabe aquela motivação que faltava para te “dar um gás” nos estudos? Pois bem, ela chegou com a história do acreano Jamerson Cruz da Silva, de 30 anos. De origens simples, o rapaz acumula 16 aprovações em concursos públicos e ainda quer mais!
Natural de Rio Branco e filho de uma costureira com um autônomo, Jamerson se interessou pela vida pública em busca de estabilidade financeira. A primeira aprovação veio aos 17 anos, para a carreira de Policial Militar Voluntário da PM-AC.
Depois, vieram mais três classificações na PM (2005, 2008 e 2015), agente penitenciário (2007), duas na PC-AC (2012 e 2015 para agente e perito criminal), e cargos no Instituto Federal do Acre (IFAC), Universidade Federal do Acre (UFAC) e INSS.
Jamerson aguarda convocação para o IFAC ou perito criminal, porém, garante que continuará estudando. “Meu sonho, mesmo, é passar para auditor fiscal da Receita Federal”, afirma. E como ele faz para passar em tantos certames?
Segundo o servidor, os segredos são a dedicação, paciência e renúncia, além de desenvolver suas próprias técnicas de estudo. Por não ter condições de se matricular em um cursinho, Jamerson estudava sozinho, em casa e, por vezes, abdicou-se de momentos de lazer para estudar.
Tantas aprovações renderam uma nova carreira, a de empresário. Com várias pessoas chegando até ele para pedir dicas de como passar em concursos, Jamersou abriu seu próprio cursinho preparatório.
Como dicas aos concurseiros, o servidor afirma que é imprescindível conhecer a banca organizadora, estudar antes da divulgação do edital, além de resolver questões anteriores. Ele também reforça o quanto é importante não desistir nas primeiras reprovações. “Algumas pessoas levam um mês, outras um ano para passar, mas, uma hora chega”, enfatiza.