A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM-SP) planeja, para esta semana, a publicação de seu próximo concurso público. O certame foi, finalmente, autorizado pelo Conselho de Defesa das Capitais (Codec) e deverá ofertar vagas em cargos de níveis fundamental, técnico e médio, com chances de inclusão de carreiras para nível superior.
Veja também: Edital Publicado – CPTM – SP abre concurso público
O concurso deverá contemplar as seguintes funções: agente (manutenção civil e metalúrgico, conservação de via, serviços de operação, segurança, relacionamento), oficial (manutenção elétrica e mecânica) e técnico (transportes, manutenção, projetos e obras), maquinista, analista, engenheiro e secretária executiva.
Os salários para tais funções variam de R$2.408,66 a R$7.357,19. Os candidatos deverão ser selecionados mediante a aplicação de provas objetivas, práticas, testes de aptidão física e avaliação psicológica, cujas etapas poderão varias de cargo para cargo. Vale lembrar que a CPTM passa, atualmente, por defasagem de 971 postos em aberto em diversos cargos.
Sob a organização da Caipimes, o último concurso lançado pela companhia data de 2014. Na ocasião, foram disponibilizadas 15 vagas para cargos de todos os níveis de escolaridade (caldeireiro, operador de máquinas e equipamentos, pintor, serralheiro, agente, analista, assistente social, engenheiro de manutenção e médico do trabalho).
Os candidatos foram selecionados por meio de provas objetivas compostas por 50 questões que versaram sobre Matemática, Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, Inglês e Conhecimentos Específicos.