Concurseiros interessados em carreiras na Segurança Pública podem comemorar! Três estados brasileiros têm confirmados ou previstos certames para provimento de vagas nas Polícias Civil e Militar. Ao todo, 1.430 oportunidades deverão ser disponibilizadas.
O processo mais adiantando está na Polícia Civil do Amapá (Concurso PC-AP 2017). O edital com oferta de 300 vagas distribuídas entre os cargos de agentes, escrivães e delegados.
O concurso está sob a responsabilidade da Fundação Carlos Chagas (FCC) e deverá selecionar os candidatos por meio de provas objetivas, redação, prática de digitação (para escrivão), aptidão física, exame psicológico e investigação social.
No caso da Polícia Militar de Alagoas (Concurso PM-AL 2017), os editais que proverão vagas na PM e no Corpo de Bombeiros já estão prontos. É o que afirma o governador Renan Filho em posts nas redes sociais.
Com banca organizadora ainda a ser definida, o certame objetiva o possível provimento de 1.000 vagas para as carreiras de Soldado Combatente do CBM e Soldado da PM, divididas entre as duas corporações. O edital é esperado para breve.
Por fim, a Polícia Civil do Piauí (Concurso PC-PI 2017) tem autorizado concurso para preenchimento de 190 postos nas carreiras de delegado, agente, perito e escrivão. A comissão organizadora será definida em agosto, com provas aplicadas ainda neste ano.
A corporação lançou seu último certame em 2012 quando, sob a organização da Universidade Estadual do Piauí (UesPI) e da Academia de Polícia do Piauí (Acadepol), disponibilizou 110 vagas para agente, perito, papiloscopista e escrivão.