Importante concurso à vista! Foi autorizado, nesta quinta-feira (19), novo certame para provimento de vagas no quadro de servidores do Ministério da Educação (MEC). Foram solicitadas 1.900 vagas que serão destinadas às universidade federais e posicionadas por meio de concursos públicos (novos ou em andamento).
As vagas serão assim distribuídas: 700 para técnico-administrativos (cargos de todos os níveis de escolaridade) e 1.200 para docência (professores equivalentes das carreiras de magistério superior, ensino básico, técnico e tecnológico; professor titular-livre do magistério superior). Para adentrar aos cargos, são exigidas especialização, mestrado/doutorado, de acordo com a área.
O Ministro da Educação, Mendonça Filho, afirma que a liberação das vagas reforça o incentivo para que as universidades federais sigam com a oferta de cursos de graduação de qualidade, além de firmar o compromisso firmado entre o Governo Federal e as Instituições de Ensino Superior. O preenchimento das vagas está previsto para os anos de 2017 e 2018, visando atender à demanda da oferta de cursos e criação de novos campi e universidades federais.
O MEC teve sua última liberação de vagas em 2015, através da liberação de 880 oportunidades destinadas à ampliação do programa de medicina. Já para o quadro de servidores técnico-administrativos, a última liberação data de 2014.