A Secretaria de Segurança Pública do Estado do Amazonas confirmou, nesta quarta-feira (18), o quantitativo de vagas a serem ofertadas nos próximos concursos públicos para provimento de vagas na Segurança Pública amazonense. As oportunidades serão alocadas nas Polícias Civil, Militar e Corpo de Bombeiros.
No caso da PC-AM, deverão ser destinadas à corporação 2.394 oportunidades distribuídas entre as carreiras de delegado (338), investigador (1044), perito (150) e escrivão (615). Todas as carreiras exigem diploma em curso superior, alguns exigindo graduação específica, como a de Direito para delegado.
A expectativa é de que o edital seja lançado em dezembro deste ano. Em retrospectiva, o concurso havia sido anunciado em 2014 pelo governador da época, José Melo. Porém, o mesmo não aconteceu devido à crise econômica. A urgência pela realização do certame é grande, já que o último aconteceu ainda em 2009.
O concurso foi organizado pelo Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) e ofertou 1.010 oportunidades nas carreiras de investigador (500), perito criminal (80), perito odontolegista (5), perito legista (35), delegado (100) e escrivão (290). Os candidatos foram selecionados por meio de provas objetivas, discursivas, exames médico, físico e análise titular.
Candidatos aos cargos de escrivão e investigador passaram, ainda, pelo teste prático de digitação. Voltando às provas objetivas, estas foram compostas por 90 questões que versaram sobre conhecimentos básicos e específicos. Os aprovados nestas etapas foram encaminhados ao curso de formação profissional ministrado em Manaus.