Os concurseiros interessados na área da Segurança Pública do Paraná precisarão aguardar um pouco mais para adentrar na Polícia Civil do Estado (PC-PR). O concurso anunciado em junho deste ano e que objetiva o provimento de 776 vagas para o cargo de investigador deve ser realizado, apenas, em 2018. São esperados salários iniciais a partir de R$4.950,29.
Fontes oficiais afirmam que o estado tem a necessidade de se enquadrar na Lei de Responsabilidade Fiscal, impedindo maiores gastos com serviço público. Desse modo, dando início aos preparativos do certame no próximo ano, a expectativa é de que os gastos estejam mais adequados aos limites estipulados por lei.
Para concorrer ao cargo de investigador, o candidato deve ter concluído graduação em qualquer curso superior, ter acima de 21 anos e possuir CNH categoria B. Vale lembrar que o concurso foi anunciado no dia 21 de junho, mediante a publicação da Deliberação 363/2017 em Diário Oficial. Nela, a proposta de realização do certame foi aprovada por unanimidade.
A PC-PR realizou seu último concurso em 2009, tendo a Coordenadoria de Processos Seletivos da Universidade Estadual de Londrina (Cops/UEL) como banca organizadora. Os candidatos foram avaliados em cinco etapas compostas por provas objetivas de conhecimentos gerais, provas objetivas de conhecimentos específicos, higidez e aptidão físicas e investigação social.
Nas provas objetivas, foram aplicadas questões que abordaram as disciplinas de Língua Portuguesa, Economia e Demografia Paranaenses, Raciocínio Lógico, Noções de Informática, Noções do Estatuto da Polícia Civil e Noções de Direito (Constitucional, Penal, Administrativo e Processual Penal).
Maiores detalhes podem ser verificados por meio do edital, disponível pelo link clicando aqui.