Redução de custos é tudo e para a realização dos concursos públicos não seria diferente! Por isso, prefeituras de municípios do interior de Alagoas utilizaram uma estratégia interessante para realizar novos certames, porém, com maximização de recursos. Nove cidades se uniram na contratação de uma só empresa como banca organizadora de seus próximos processos, pretendendo lançar os editais no primeiro semestre do ano que vem.
A Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) informou que as nove prefeituras já reuniram a documentação necessária para a contratação da Fundação Universitária de Extensão e Pesquisa (Fundepes), por meio da orientação e intermediação da própria AMA. Porém, outros sete municípios estão buscando adequações, como aprovação da Lei de Isenção, Lei de Cargos e Salários, portanto, o “pool” pode chegar a 17 cidades.
Os municípios já confirmados são Traipu, Belo Monte, Taquarana, Coité do Nóia, Senador Rui Palmeira, Pão de Açucar, Major Izidoro, Mar Vermelho e Mata Grande. No entanto, apenas o primeiro divulgou maiores detalhes acerca de seu certame que prevê a abertura de 221 vagas de todos os níveis de escolaridade, contemplando 27 cargos. Dentre as carreiras, estão as de agente de endemias, assistente social, contador, fiscal de tributos, cozinheira, digitador, dentre outros.
Ainda não há confirmação oficial de datas, mas, ao que tudo indica, as provas devem ser realizadas entre os meses de março e abril. Já o município de Pão de Açucar informou que quantitativo de vagas e carreiras contempladas estão sendo avaliados. Nesta segunda-feira (23), a empresa organizadora tinha reunião prevista com os respectivos prefeitos com o objetivo de definir detalhes, como os valores acertados para a realização dos concursos.
Vale lembrar que outros municípios alagoanos (não inseridos no grupo) preveem, também, realização de certames ainda para 2017, alguns com inscrições já abertas. Roteiro, Barra de São Miguel e São Miguel dos Campos oferecem vagas para todos os níveis de escolaridade.