Os concurseiros gaúchos deverão ter, em muito breve, novas oportunidades de concursos públicos! O Concurso da Assembleia Legislativa do RS (Concurso ALE-RS) já tem comissão interna organizadora formada, conforme divulgado no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (22). Com isso, o edital que regerá o certame não demora a ser divulgado.
O certame objetiva o provimento de 51 oportunidades em cargos de níveis médio e superior, suprindo uma carência deixada por 13 anos sem realizar concursos públicos. As 41 oportunidades em nível médio deverão ser direcionadas aos cargos de agente (segurança) e técnico legislativo, com remunerações iniciais de R$6.325,61.
Já em nível superior, as 10 vagas devem ser para as carreiras de analista legislativo nas especialidades de tecnologia da informação (TI), procurador, administração, comunicação, arquiteto, contador e engenheiros (mecânico e elétrico). Servidores lotados nessas funções percebem remunerações iniciais de R$9.893,90.
O último concurso lançado pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALE-RS) data de 2004, quando foram disponibilizadas 40 oportunidades nas carreiras de Administrador, Consultor Técnico Legislativo, Analista de Rede e Hardware, Arquivista, Analista de Sistemas, Contador, Bibliotecário Pesquisador Parlamentar, Economista, Contador, Procurador e Jornalista.
Sob a organização da Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Faurgs), o concurso avaliou seus candidatos mediante a aplicação de provas objetivas que versaram sobre Conhecimentos Específicos, Legislação e Língua Portuguesa. Candidatos a procurador passaram, também, por prova dissertativa, peça jurídica e prova de títulos.