A Fundação Carlos Chagas (FCC) foi definida como a banca organizadora do próximo concurso para provimento de vagas no Detran-MA. O informe foi publicado no Diário Oficial do Estado. O certame deverá prover 170 oportunidades distribuídas entre cargos de níveis médio e superior de ensino, com edital previsto até o final de novembro.
Os cargos contemplados são os de assistente de trânsito, com 153 vagas e exigência de ensino médio, e analista de trânsito, com possibilidade de 17 novas contratação exigindo formação em nível superior. As remunerações iniciais previstas para os dois cargos variam entre R$1.500,00 e R$4.000,00.
O concurso Detran-MA 2017 teve comissão interna formada em julho deste ano e faz parte do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado em com o Ministério Público do Estado em 2015, quando o órgão se propôs a substituição dos terceirizados contratados em situação irregular em um prazo de até três anos.
O último concurso realizado pelo Detran-MA data de 2013 quando, sob a organização da Fundação Getúlio Vargas (FGV), lançou 160 oportunidades nas carreiras de analista e assistente de trânsito. Selecionados por meio de provas objetivas e discursivas (somente para analista), os candidatos deveriam provar seus conhecimentos nas disciplinas de Língua Portuguesa, Noções de Informática, Raciocínio Lógico, Legislação Institucional e de Trânsito, dentre outras disciplinas.
Os remanescentes aprovados neste certame foram convocados em 2015, como parte do cumprimento do TAC. Maiores informações sobre o processo podem ser verificadas por meio do edital disponível clicando aqui.