Concurso PM ES 2017 deve ter edital publicado a qualquer momento

Certame foi anunciado pelo governador do estado e confirmado pela assessoria de comunicação da corporação, devendo ofertar 200 vagas nas carreiras de oficial e soldado.



O ano vai chegando ao fim com excelentes oportunidades em vista! Mais um concurso deve ter edital liberado em breve, dessa vez, para a Polícia Militar do Espírito Santo (PM-ES). O certame foi anunciado pelo governador do Estado, Paulo Hartung, além de confirmado pela Assessoria de Comunicação da corporação. A expectativa é de que sejam ofertadas 200 vagas.

As oportunidades serão distribuídas entre as carreiras de soldado e oficial, no entanto, ainda não foi divulgado quantas irão para cada cargo. O quantitativo se enquadra no máximo de 350 vagas estipuladas pela Lei de Promoção de Carreira de Praças e Oficiais Administrativos, devido à capacidade de treinamento.

Apostila preparatória para PM: Oficial Combatente e Soldado Combatente

Atualmente, a PM conta com efetivo de, aproximadamente, 9.300 policiais, porém, carece de profissionais. Segundo a Associação dos Oficiais Militares do Espírito Santo (Assomes), 289 policiais foram para a reserva neste ano e, como a formação deles deve durar até 20 meses, haverá vacância para o ano de 2018. Para este ano, foi proposta a inclusão de exigência de bacharelado em Direito para a carreira de oficiais, diminuindo o tempo de formação. No entanto, ainda não foi confirmado.

Portanto, o próximo certame alivia, porém, não resolve o quadro deficitário da corporação. O último concurso realizado pela PM-ES data de 2014, quando foram disponibilizadas 2.123 vagas nas carreiras de soldado (1623) e oficial (500). Os candidatos foram avaliados mediante a aplicação de provas objetivas, redação, teste de aptidão física (TAF), exame psicossomático, investigação social, exames de saúde e, por fim, curso de formação.




Voltar ao topo

Deixe um comentário