Anulado o Concurso Guarda Municipal de Valinhos (Concurso GCM Valinhos 2016). A decisão foi tomada pela Prefeitura de Valinhos após irregularidades apontadas em certame organizado pela Méritus Concursos, atendendo pedido do Ministério Público. O certame, que recebeu 5.504 inscritos, nem chegou a ser homologado.
O primeiro problema apontado diz respeito ao recebimento das taxas de inscrição. Consta que os valores foram recebidos, diretamente, na conta da banca organizadora, contrariando a legislação que determina o recebimento pela Prefeitura que, posteriormente, repassaria o montante à Méritus após o período das inscrições.
O próximo apontamento, também, diz respeito às inscrições. Com a quantidade de candidatos, o concurso recebeu o valor total de R$162 mil. Tal valor não permite que a contratação da banca organizadora seja feita por meio de carta convite (como aconteceu com a Méritus). Tal forma de contratação é permitida com recebimento de até R$80 mil em inscrições.
Na data de realização das provas, mais irregularidades. Além do nível das provas aplicadas, com erros grosseiros nos cadernos e questões idênticas às formuladas em concursos anteriores (portanto, com resoluções disponíveis na internet), a fiscalização, também, foi falha, com candidatos entrando nas salas de aula e banheiros, portando, celulares.
Os erros nos cadernos e questões foram tão grosseiros que, das 50 questões, seis precisaram ser anuladas. Ademais, foi detectado que cartões de respostas foram entregues sem identificação prévia dos candidatos. Com a anulação do concurso, que deve ter provas aplicadas em 2018, a Méritus será notificada para posterior devolução das taxas de inscrição.