Concurso PM-SP 2018/2019: autorizadas 5.400 vagas

Oportunidades serão destinadas ao cargo de soldado para provimento por meio de dois editais divididos entre os próximos dois anos.



A Polícia Militar do Estado de São Paulo (PM-SP) deverá ganhar considerável reforço a partir do ano que vem. O governador do estado, Geraldo Alckmin, autorizou o provimento de 5.400 vagas destinadas ao cargo de soldado. As oportunidades deverão ser ofertadas por meio do lançamento de dois editais de concurso público previstos para 2018 e 2019.

As oportunidades serão divididas, igualmente, entre os dois documentos, sendo o primeiro previsto para divulgação até maio do próximo ano. Para concorrer ao cargo, o candidato deverá atender a requisitos relativos à idade (entre 17 e 30 anos), altura (mínima de 1,55m para mulheres e 1,60m para homens), escolaridade (ensino médio) e CNH (categoria B à E).

A remuneração inicial prevista para a carreira é de R$3.034,05, constituída pelo salário base, adicionais de insalubridade e Regime Especial de Trabalho Policial (RETP). O soldado da PM é responsável pelo policiamento ostensivo e pela preservação da ordem pública prevendo, dentre outras atividades, a repressão às infrações penais e aplicação da lei.

Com a autorização, os próximos passos para realização do certame são a formação da comissão interna e escolha da banca organizadora. Vale lembrar que a PM-SP encerrou, em novembro, as inscrições de seu último concurso público no qual oferta 2.200 vagas, também, para a carreira de soldado.

Organizado pela Fundação Vunesp, o certame já teve a primeira etapa – provas objetivas e discursivas – realizadas com aplicação em dez municípios do interior mais a capital do estado. Os candidatos passarão, ainda, por exames de aptidão física, saúde, psicológicos, além de avaliação da conduta social, reputação, idoneidade e análise documental. Maiores informações sobre o certame aqui.




Voltar ao topo

Deixe um comentário