A Controladoria Geral do Estado de Alagoas (CGE-AL) foi beneficiada com projeto de lei sancionado que permite a criação de 40 vagas providas por meio de concurso público (Concurso CGE-AL 2018). Com isso, o órgão poderá realizar seu primeiro certame destinado ao cargo de analista, carreira que exige formação em nível superior.
O projeto foi sancionado pelo governador do estado, Renan Filho, e compreende o cargo de Analista de Controle Interno. As 40 vagas serão distribuídas entre as áreas de Engenharia Civil (quatro), Direito (dez), Ciências Contábeis (dez), Ciências da Computação (três) e demais cursos de graduação (13).
Ainda não foi divulgada a remuneração inicial prevista para os cargos, mas, a jornada trabalhista a cumprir deverá ser de 40h semanais. O concurso tem como objetivo formar um quadro permanente, proporcionando maior força ao controle interno do órgão. Essas são as observações feitas pela Controladora-Geral do Estado, Clara Bugarim.
Entre as atribuições do Analista de Controle Interno da CGE-AL estão a coordenação e execução de atividades de fiscalização; promoção do controle social; e gestão dos administradores públicos estaduais. A CGE-AL foi criada em 2003 como órgão da administração direta e tem, por competência, controlar as atividades inerentes ao Poder Executivo do Estado.