O Conselho da Procuradoria Geral do Estado de São Paulo (PGE-SP) votará, em sessão marcada para esta terça-feira (23), a minuta do edital de seu próximo concurso público. O Concurso Procurador PGE-SP 2018 foi autorizado pelo governador, Geraldo Alckmin, em novembro do ano passado e, com a aprovação da minuta, deverá ter edital publicado em fevereiro. A oferta será de 100 vagas para procurador, com iniciais de R$ 22 mil. A comissão interna do certame foi formada em dezembro do ano passado.
A carreira exige graduação em Direito e dá direito à remuneração de R$ 22.178,43. É importante frisar que, mesmo com a realização de novo concurso, o quantitativo de vagas ofertadas não suprirá a demanda do órgão. Atualmente, a PGE-SP conta com carência de 170 servidores, segundo dados informados pela Associação dos Procuradores do Estado de São Paulo (Apesp).
Tanto que, na solicitação enviada à Secretaria Estadual de Gestão Pública (SGP/SP), foram solicitadas 185 vagas, sedo 150 para procurador, 30 para oficial administrativo e cinco para executivo público. No entanto, foram autorizadas, apenas, as 100 oportunidades destinadas ao cargo de procurador.
O último concurso realizado pelo órgão data de 2012, tendo a Fundação Carlos Chagas (FCC) como banca organizadora. O certame ofertou 105 vagas e selecionou seus candidatos por meio de provas objetivas, discursivas, além de avaliações oral e de títulos. Nas primeiras, foi abordado conteúdo das diversas áreas do Direito, distribuído em 90 questões. Já a parte discursiva constou da elaboração de peça processual mais respostas a questões dissertativas.
Maiores informações podem ser verificadas por meio do edital, acessível pelo link: https://goo.gl/fTUrsS