A semana, realmente, está fechando com boas notícias para os concurseiros. Dessa vez, os beneficiados são os sul-mato-grossenses! Já foram definidas as comissões internas dos concursos para provimento de vagas na Polícia e Corpo de Bombeiros Militares (PM-MS e CBM-MS). Além dos integrantes, o governo do estado definiu, também, requisitos para investidura nos cargos ofertados. Ao todo, serão disponibilizadas 650 vagas nas carreiras de soldado e oficial.
O cargo de soldado nas duas corporações exigirá a formação em nível médio. Os candidatos, também, deverão atender aos requisitos de idade (entre 18 e 30 anos) e os demais previstos em edital. Já a carreira de oficial demanda graduação específica na área de atuação. Oficiais combatentes deverão ser graduados em Direito, enquanto Oficiais médicos deverão ser formados em Medicina. Na carreira de Oficial especialista, a área de formação corresponderá à de atuação. Em todos os casos, a idade máxima permitida é de 34 anos, exceto para oficial combatente, que é de 30 anos.
Aqueles candidatos que já forem parte do quadro das duas corporações não precisarão atender ao requisito de idade. Porém, deverão ter o máximo de 20 anos de serviço efetivo até o último dia das inscrições. Além das definições acima, já foram estipuladas as etapas avaliatórias do certame. Os candidatos serão selecionados por meio de provas escritas; exames de aptidão mental, capacidade física e saúde; e, investigação social. Oficiais passarão, ainda, pela prova de títulos.
Quanto ao quantitativo de vagas para cada corporação, ficou definido que 450 seguem para a PM-MS e, 200, para o CBM-MS. Segundo o governo, a distribuição das oportunidades será feita da seguinte forma:
- PM-MS: soldado (388), oficial de saúde (12) e oficial combatente (50)
- CBM-MS: soldado (153), oficial de saúde (12) e oficial combatente (23)
Maiores informações podem ser liberadas a qualquer momento. Enquanto isso, antecipe seus estudos mediante o aplicado nos certames anteriores.