Preso policial civil envolvido em esquema de fraude em 11 concursos

Suspeito atuava em certames de estados nordestinos e foi detido graças a investigações das Operações Gabarito e Sem Fronteiras



Investigações realizadas pelas operações Gabarito e Sem Fronteiras resultaram na prisão de mais um suspeito de envolvimento em fraudes de concursos públicos. O policial civil, Márcio David Carneiro Liberal, lotado em delegacia de Ceilândia Sul (DF), foi detido em casa, na manhã desta segunda-feira (15), sob a acusação de fraudar 11 certames.

Os concursos foram realizados nos estados do Piauí, Rio Grande do Norte e Paraíba. Segundo as investigações, Márcio atuava ao responder as questões das provas de Direito. Além do brasiliense, também foram presos dois agentes paraibanos, enquanto outros dois suspeitos de Pernambuco estão foragidos, todos investigados pela Operação Sem Fronteiras.

Segundo Kleydson Ferreira, delegado responsável pela operação, os acusados fraudaram o concurso para agente penitenciário do Piauí, em setembro de 2016, que acabou anulado. O mandato de prisão contra Márcio veio, inclusive, após detectada a sua participação no certame, além da prova aplicada para o Ministério Público do Rio Grande do Norte, no ano passado.

Atuação 

O delegado, que atua no Grupo de Repressão ao Crime Organizado do Piauí (Greco), afirma que as investigações começaram no começo do ano passado. Os fraudadores foram alcançados por meio de clientes do esquema e atuam há, pelo menos, dez anos. A suspeita é de que, no mínimo, 98 certames tenham sido fraudados pelo grupo.

A quadrilha era considerada como uma empresa e chegava a fornecer documentos digitalizados aos clientes. A Operação Gabarito, anterior às investigações comandadas por Ferreira, deteve 31 suspeitos pela Polícia Civil da Paraíba. Também foram expedidos mandados pela Justiça do Piauí, Pernambuco e Brasília.




Voltar ao topo

Deixe um comentário