Previsão de aposentadorias reforça urgência no Concurso Iphan 2018

Órgão protocolou pedido com 516 vagas junto ao Planejamento e ainda aguarda autorização, sem as quais, corre o risco de encerrar as atividades



Mais um órgão com urgência na realização de novo concurso público! O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) pode encerrar suas atividades caso a solicitação com 516 vagas não seja aprovada. O anúncio foi dado pela presidente, Kátia Bogeá, que faz um alerta sobre a previsão de 480 aposentadorias. O órgão é vinculado ao Ministério da Cultura e enfrenta restrições de verba. Por isso, a defasagem de mão de obra prejudica a realização de suas atividades, levando ao risco de fechar as portas.

Apostilas preparatórias: Analista IComum a Todos os Cargos (Analista I, Técnico I e Auxiliar Institucional)Administração e Arquivologia

Bogeá afirma que todo o patrimônio brasileiro está nas mãos de 678 servidores distribuídos entre 28 escritório técnicos que, por sua vez, pertencem a 27 superintendências. O número, que já é baixo, tem possibilidade de cair perante as aposentadorias já citadas. Por isso, o órgão protocolou solicitação com 516 vagas nas carreiras de técnico, analista e auxiliar institucional. As remunerações previstas para os cargos vão de R$ 3.276,02 a R$ 4.705,82. Valores já incluem o auxílio-alimentação.

Uma chama de esperança acende em direção ao órgão. O orçamento aprovado pelo presidente Temer para este ano inclui as vagas solicitadas pelo Iphan. Além disso, o ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, reforçou a retomada dos concursos federais para 2018. Vale lembrar que o pedido está sob análise desde junho de 2017, na Divisão de Concursos Públicos do ministério. O candidato que desejar adiantar seus estudos por meio das provas passadas pode obter maiores informações aqui.




Voltar ao topo

Deixe um comentário