O concurso para provimento de vagas na Polícia Militar de São Paulo (PM-SP) já tem banca organizadora definida. A Fundação Vunesp foi escolhida, por dispensa de licitação, como responsável pelo Concurso PM-SP 2018. A previsão de oferta é de 2.700 vagas na carreira de soldado.
A partir de agora, a corporação poderá iniciar trâmites para o lançamento do edital, previsto para este semestre. Para concorrer, o candidato deverá ter concluído ensino médio, além de atender a exigências relacionadas à altura (1,55 para mulheres e 1,60 para homens) e idade (entre 17 e 30 anos).
Também é exigido o porte de habilitação, categoria mínima “B” a “E”. O soldado da PM-SP perceberá remuneração inicial de R$ 3.034,05. O valor é composto pelo salário base acrescido pelos adicionais do Regime Especial de Trabalho Policial (RETP) e insalubridade.
O concurso foi autorizado em dezembro, pelo governado, Geraldo Alckmin. Na ocasião, foram autorizadas 5.400 vagas divididas em duas turmas, sendo a primeira, anunciada agora. A próxima deverá ser formada em janeiro de 2020.
O último concurso lançado pela PM-SP data de 2017, com inscrições encerradas em novembro. O certame oferta 2.200 vagas, também para soldado, sob a tutela da Fundação Vunesp. As provas objetivas foram aplicadas no dia 03 de dezembro, em 11 municípios paulistas.
Nas 50 questões, foram abordados conteúdos de noções básicas de informática, conhecimentos gerais e administração pública. O candidato, também, passou por provas discursivas nas quais deveria elaborar uma redação.
As demais etapas do Concurso PM-SP 2017 são exames de aptidão física, saúde e psicológicos, avaliação da conduta social e análise de documentos. Maiores detalhes no edital, acessível pelo link: www.vunesp.com.br/pmes1703