Está autorizado o concurso para provimento de vagas temporárias pelo Ministério da Saúde. O anúncio foi feito pelo secretário de Gestão de Pessoas do Planejamento, Augusto Akira Chiba. Serão ofertadas 3.592 vagas destinadas a hospitais federais do Rio de Janeiro.
Chiba se reuniu com representantes de entidades sindicais na última quinta-feira (08). Na ocasião, o secretário confirmou a realização de concursos pontuais. Porém, assumiu que, apenas, 20% das vagas solicitadas pelos órgãos serão preenchidas.
Segundo ele, o governo foi “obrigado” a contratar mais de 3.800 novos profissionais para hospitais do Rio. As admissões eram urgentes devido ao estado de caos da saúde pública do estado.
Ainda segundo Chiba, outras emergências comprometeram o aporte de maiores contratações, como a operação Carne Fraca, que demandou novos 600 servidores. Ademais, novas 1.000 contratações estão previstas, desta vez, para as Polícias Federal e Rodoviária Federal.
Vale lembrar que, ao ser anunciado no ano passado, o concurso para o Ministério da Saúde era cotado para 2.000 vagas. Porém, a pasta havia adiantado a possibilidade de aumento deste quantitativo.
O ajuste foi confirmado pelo Diretor do Departamento de Gestão Hospitalar (DGH), Alessandro Magno Coutinho, em reunião com o Conselho Regional de Medicina do Rio (Cremerj). O aumento se deu após levantamentos feitos nos hospitais federais.
Unidades contempladas
O pedido de novas vagas seguem sob a análise do Planejamento. Porém, tendo em vista as declarações proferidas por seu secretário, a expectativa é de que o edital seja publicado em breve. Deverão ser contempladas pelo concurso os Hospitais Federais do Andarái (HFA), Cardoso Fontes (HFCF), Ipanema (HFI), Lagoa (HFL) e Bonsucesso (HFB), além do Hospital dos Servidores do Estado (HFSE) e dos Institutos Nacionais de Cardiologia (INC) e Traumatologia e Ortopedia (Into).