Novo concurso para os paulistanos! O Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCM SP) planeja abertura de edital até o fim deste semestre. São previstas dez vagas na carreira de Auxiliar Técnico de Fiscalização. A carreira exige formação em nível médio.
O Concurso TCM SP 2018 foi autorizado pelo presidente da Corte, Roberto Braguim, em janeiro. A formação da comissão interna depende, apenas, do despacho de autorização de Braguim para ser formada. A partir daí, o grupo dará início à escolha da banca organizadora.
O certame visa preencher possíveis vacâncias provenientes de futuras aposentadorias. Além disso, foi implantada sistemática de processo eletrônico, o que demanda maior qualificação do quadro de servidores.
Conforme mencionado, o ingresso na carreira de Auxiliar Técnico de Fiscalização exige conclusão de ensino médio. O cargo dá direito à remuneração inicial de R$ 10.032,40, incluindo vencimentos e gratificação de incentivo à especialização e produtividade. A jornada a cumprir é de 40h semanais.
O futuro servidor conta, ainda, com possibilidade de ascensão pelo cargo ser constituído por sete níveis. A cada progressão é dado aumento salarial. Sendo assim, no topo de carreira, o funcionário pode chegar a perceber remuneração de R$ 14.688,22.
Déficit no quadro
Mesmo com a realização do novo certame, o quantitativo de vagas imediatas não será suficiente para suprir a demanda do TCM SP. Até porque seu último concurso para o cargo foi lançado em 2006, ocasionando déficit de 63 postos, de acordo com levantamento feito em 2012.
Como o relatório foi divulgado há seis anos, a defasagem pode ser, ainda, maior. Portanto, o que os concurseiros esperam é que número maior que o previsto em edital seja convocado.
O certame de 2006 ofertou 32 vagas para auxiliar técnico de fiscalização, sendo 32 destinadas à área de suporte administrativo e as demais distribuídas entre as especialidades de enfermagem e professor da educação infantil.
Sob a organização do Instituto Cetro, o concurso selecionou os candidatos por meio de provas objetivas e dissertativas. Foram abordados conteúdos de Conhecimentos Gerais, Específicos e Especializados.