Avança o pedido para provimento de 4.000 vagas na carreira de soldado da Polícia Militar do Paraná (Concurso PM PR 2018). A última movimentação foi registrada ontem (10) indicando trâmites para contratação da banca organizadora.
Pelo que consta no histórico de tramitação, o documento foi entregue direto no setor da Secretaria de Administração e Previdência (SEAP DG).
As duas últimas movimentações dizem respeito à contratação da banca que deve ser feita por dispensa de licitação. Isso porque esta é a modalidade mais ágil.
O certame prevê a oferta de 4 mil vagas, tanto na PM PR quanto no Corpo de Bombeiros. Entretanto, a solicitação deve ser autorizada pela governadora do estado, Cida Borghetti. A expectativa inicial era de que a autorização saísse em março deste ano, porém, a portaria não saiu.
Mauro Moraes, deputado que preside a Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa, se manifestou sobre o assunto em seu site. Segundo ele, não há razões para adiar a publicação dos editais, na medida em que os certames já contam com protocolos e intenção de realização.
A demanda apresentada pela PM PR justifica a urgência em lançar o certame. Neste ano, é prevista a redução de 1.500 policiais do efetivo da corporação. O quantitativo deverá constar na reserva devido ao veto do Governo ao abono permanência para servidores que completarem 25 anos de serviço.
Concurso PM PR 2018
Ao ser autorizado, o Concurso PM PR 2018 trará 4.000 vagas para soldado da PM e Bombeiros PR. A carreira exige formação de nível médio, além de idade máxima de 30 anos, entre outras previstas em edital.
A remuneração inicial prevista é de R$ 4.180,07 após concluído o Curso de Formação
Caso a estrutura do certame anterior se mantenha, os candidatos devem ser avaliados por meio de exames intelectuais (provas objetivas e discursivas), exames de capacidade e sanidade físicas, avaliação psicológica e investigação social. Os classificados serão matriculados no curso de formação.
Saiba mais sobre o histórico e detalhes do Concurso PM PR aqui.