Autorizado em março pelo, então, governador Geraldo Alckmin, o concurso para supervisor escolar a Secretaria de Educação de São Paulo (Concurso SEE SP Supervisor Escolar) deve ter banca organizadora escolhida nos próximos dias. Com isso, o edital com vagas dias esperado para agosto.
A previsão de lançamento do edital havia sido adiantada pelo governador atual, Márcio França, durante cerimônia realizada no Palácio dos Bandeirantes no mês passado. O concurso é planejado, de fato, desde 2014 quando o governo estadual autorizou, extraoficialmente, oferta de 146 servidores.
No entanto, a seleção acabou não saindo e, enquanto isso, o déficit cresceu em ritmo acelerado. Segundo levantamento divulgado em abril deste ano, a carência chega a 461 profissionais, o que reforça a urgência no lançamento do edital e a possibilidade de mais convocações que o disponibilizado nas vagas imediatas.
Cargo Concurso SEE SP
O Concurso SEE SP Supervisor Escolar ofertará vagas para supervisor escolar, carreira que exige formação de nível superior em Pedagogia ou especialização em Educação, caso o candidato tenha graduação em outra área.
Também é exigida experiência mínima de oito anos no magistério, sendo três em gestão educacional. A remuneração inicial prevista para o cargo é de R$ 4.350,59 incluindo vencimento básico e gratificação.
Último concurso
O último concurso realizado para o cargo data de 2008, sob a organização do Instituto Cetro, no qual foram disponibilizadas 372 vagas. Os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas e dissertativas.
Os exames abordaram conteúdos de Temário (Gestão Escolar para o sucesso do ensino e da aprendizagem; Currículo e programas; Educação e Sociedade; Ação Supervisora) e Legislação. Os aprovados foram convocados para a avaliação de títulos, nos quais considerou-se titulação acadêmica e experiência profissional.
Concurso SME SP
Outro órgão paulista que prevê edital para breve é a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME SP). A Pasta encaminhou projeção de orçamento para realização de novo certame à Secretaria Municipal da Fazenda. Se aprovada, a seleção trará oportunidades na carreira de auxiliar técnico de educação.
Ainda não se sabe qual será a oferta de vagas mas, no ano passado, foram solicitados 582 postos no cargo que exige formação de nível médio ou técnico. A remuneração inicial prevista é de R$ 1.444,17 cumprindo jornada de 40h semanais.