Edital PM MG tem requisito de nível superior suspenso pela Justiça

Corporação ainda não foi notificada da decisão mas, afirma que irá recorrer enquanto candidatos se preocupam com as provas objetivas marcadas para o próximo domingo (02).



4ª Vara da Fazenda Pública e Autarquias da Comarca de Belo Horizonte, suspendeu liminarmente o requisito de ensino superior no concurso para soldado da Polícia Militar de Minas Gerais (Concurso Soldado PM MG). A decisão partiu de ação proposta pela Defensoria Pública da comarca de Ipatinga.

O argumento utilizado pela Defensoria teve como base o Decreto 413/2.015 cujo texto prevê tal exigência, apenas, a partir de 2020. A corporação, no entanto, afirma não ter sido notificada quanto à decisão até o momento e irá recorrer caso seja.

Vale lembrar que as provas da primeira fase do Concurso Soldado PM MG já estão marcadas para o próximo domingo (02). Por enquanto, ainda não foi informado sobre nenhuma alteração quanto à data.

No início dessa semana, rumores quanto possível alteração na data dos exames chegaram a circular em grupos de WhatsAp. Mas, comunicado publicado na página do Centro de Recrutamento e Seleção da PM MG manteve o cronograma previsto em edital.

Cargos Concurso PM MG

O Concurso PM MG oferta 1.560 vagas na carreira de soldado exigindo formação de nível superior. A remuneração inicial indicada em edital é de R$ 3.278,74. O total de vagas é distribuído entre candidatos dos sexos feminino (156) e masculino (1.404).

Além da escolaridade, a investidura no cargo exige altura mínima de 1,60m e idade entre 18 e 30 anos. Ao adentrar na corporação como soldado da 2ª Classe, o servidor tem, entre suas atribuições, a de exercer atividade estudantil, bem como atividades externas e internas inerentes à sua formação, em regime de dedicação exclusiva.

Passando para a 1ª Classe, o soldado deve, entre outras funções, promover a segurança pública por meio do policiamento ostensivo fardado e contatos com a comunidade.

Etapas Concurso PM MG

O Concurso PM MG avaliará seus candidatos por meio de provas objetivas, avaliações psicológica e Física Militar (AFM), exames de saúde (complementares e preliminares) e toxicológico.

Com início às 08h30, os exames terão duração de três horas ao longo da qual os candidatos deverão responder a 40 questões versando sobre:

  • Língua Portuguesa
  • Direito Penal
  • Direito Constitucional
  • Direito Penal Militar
  • Estatística
  • Direitos Humanos
  • Legislação Extravagante

O resultado da primeira etapa e convocação para a próxima fase serão publicados no dia 04 de outubro.

Na avaliação psicológica, os candidatos passarão por testes de personalidade e inteligência; dinâmica de grupo; prova situacional ou anamnese psicológica. Os testes serão realizados em Betim, Belo Horizonte e Contagem.

A prova de capacidade física, por sua vez, compreenderá exercícios de resistência abdominal, barra fixa e corrida de 2.400 metros. Por fim, os exames de saúde serão compostos pelos exames complementares e preliminares para avaliar sanidades física e mental.

Os aprovados em todas as etapas serão matriculados no curso de formação, cuja extensão será de sete meses. O mesmo terá início no dia 11 de fevereiro em Belo Horizonte e 20 de maio nas cidades do interior.

A validade do certame é de 30 dias, após sua homologação, com possibilidade de prorrogação por igual período.

Informações pelo edital: EDITAL DRH/CRS Nº 06/2018 – PM MG




Voltar ao topo

Deixe um comentário