Edital Agente Penitenciário MG terá IBFC como banca organizadora!

Empresa foi definida por dispensa de licitação para organização do certame que ofertará vagas na carreira que dá direito a iniciais de até R$ 4 mil.



Boa notícia para quem espera por novidades sobre o concurso para agente penitenciário de Minas Gerais (Concurso Agente Penitenciário MG). A Secretaria de Estado de Administração Prisional definiu o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) da seleção, conforme divulgado no último sábado (15).

A empresa foi escolhida por dispensa de licitação e o ato de ratificação encontra-se publicado no Diário Oficial do Estado. Ainda não se sabe quantas vagas serão disponibilizadas, mas espera-se que as mesmas sejam suficientes para sanar a carência de profissionais na área.

O sistema carcerário mineiro sofreu com redução no quadro de agentes carcerários após determinação judicial para trocar profissionais contratados por efetivos. No entanto, a população de detentos nas instituições estaduais saltou de 54,8 mil para mais de 70 mil nos últimos três anos.

As unidades prisionais também aumentaram de 148 para 210 no mesmo período. O quadro de agentes carcerários cresceu de 18 mil para 19 mil, no entanto, ainda se mostra insuficiente para cuidar da demanda.

A situação pode se agravar mediante o vencimento do contrato de 1.800 profissionais sem previsão de renovação ou substituição,  a não ser que novo concurso público seja lançado. Caso isso não ocorra, o número de agentes cairá para 17 mil, comprometendo as atividades penitenciárias.

Cargos Concurso Agente Penitenciário

O Concurso Agente Penitenciário (Concurso Agepen MG) trará vagas ainda a definir na carreira que demanda formação de nível médio. Os novos agentes de segurança penitenciários terão como atribuições garantir a ordem e segurança dentro dos presídios, entre outras tarefas.

Os servidores serão contratados pelo regime estatutário cumprindo jornada de 40h semanais. A escala pode incluir plantão noturno, finais de semana e feriados, em regime de dedicação exclusiva. A remuneração inicial prevista é de R$ 4.098,00.

O que cai no Concurso Agente Penitenciário

Candidatos que queiram adiantar seus estudos podem basear-se no aplicado no edital anterior para agente penitenciário. Em 2013, a seleção organizada pelo IBFC ofertou 3.535 vagas para ambos os sexos e avaliou os candidatos por meio de provas objetiva e discursiva; exame de saúde; teste de aptidão física; exame psicológico, curso de formação e investigação social.

As provas objetivas foram compostas por 50 questões abordando o seguinte conteúdo:

  • Raciocínio Lógico Quantitativo
  • Língua Portuguesa
  • Conhecimentos Gerais

Foi eliminado aquele que não obteve aproveitamento mínimo de 50% no total da prova e 30% em cada disciplina.

Informações completas pelo edital: EDITAL AGEPEN MG 2013

edital concurso agepen mg 2013




Voltar ao topo

Deixe um comentário