Ansiosos desde o mês de abril, quando a autorização oficial do concurso PC AL 2018 foi publicada, os alagoanos terão mais alguns meses de espera pela frente. De acordo com o governador do estado, Renan Filho, os preparativos serão intensificados somente após as eleições.
O chefe do Executivo fez o anúncio por meio de uma rede social. Segundo as informações passadas por ele, a reserva técnica da Polícia Civil de Alagoas (PC AL) foi convocada e o estado está desenvolvendo estudos relacionados ao certame que vai possibilitar a reposição dos quadros da corporação.
Esperado desde o início do ano, a autorização para o concurso foi publicada no Diário Oficial de 03 de abril, aumentando as expectativas para liberação do regulamento.
Concurso PC AL 2018
Na época em que a autorização foi oficializada, foi divulgada uma solicitação para que a Polícia Civil fizesse um levantamento detalhado sobre a situação das delegacias do estado. O resultado da sondagem, até o momento, não foi divulgado.
O relatório deve apontar as principais carências do quadro efetivos, levando em consideração os postos vagos, profissionais em atividade, aptos a se aposentar, bem como as previsões de aposentadoria para os próximos anos.
Apesar da incerteza, é provável que o concurso PC AL 2018 conte com aproximadamente 300 vagas, quantitativo que está sendo solicitado pelo órgão desde 2016. Se as expectativas se concretizarem, é possível que o certame disponibilize oportunidades nos cargos de agente (200), escrivão (80) e delegado (20).
Todas as carreiras exigem formação de nível superior, sendo específico em Direito para delegado. O cargo de agente exige, ainda, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria “B” ou superior.
Último concurso PC AL
A Polícia Civil alagoana abriu vagas efetivas pela última vez em 2012. Na época, foram abertas 400 vagas para as funções de delegado, agente e escrivão. Os salários ficaram entre R$ 2.071,80 e R$ 12.593,22, dependendo do cargo.
Os candidatos foram avaliados por meio de provas objetiva e discursiva, teste de aptidão física, avaliação prática de digitação (escrivão), avaliação psicológica, análise de títulos (delegado), investigação social e de conduta pessoal e exames médicos. Aprovados em todas elas foram conduzidos para o Curso de Formação Profissional.
Sob execução do Cebraspe, a seleção registrou mais de 18 mil inscrições.