Importantes avanços no concurso para agente penitenciário do Estado de Goiás! A Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento do Goiás (Segplan), em edição do Diário Oficial desta terça-feira, 20, divulgou o nome da banca organizadora do certame.
O extrato de declaração de dispensa de licitação definiu o Instituto Americano de Desenvolvimento (Iades) como a empresa responsável por cuidar dos detalhes técnicos do concurso. Ainda de acordo com o documento, a seleção contará com 500 vagas para o cargo de Segurança Prisional para a Diretoria-Geral de Administração Penitenciária.
Confira a publicação na íntegra:
A comissão interna responsável pelo concurso foi constituída em maio deste ano. Deste então, a escolha da banca era uma das etapas mais aguardadas. Tal definição deixa o edital cada vez mais perto, permitindo, inclusive, o que o documento com as regras da seleção seja liberado no início de 2019.
O certame foi anunciado em fevereiro deste ano, pelo então governador, Marconi Perillo. Na ocasião, a ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Carmem Lúcia, estava visitando o estado e solicitou medidas para combater crise no sistema prisional goiano.
A princípio o concurso teria mil vagas, no entanto, o quantitativo foi reduzido pela metade quando a autorização foi formalizada.
Concurso Agente Penitenciário GO
O certame, que é um dos mais aguardados do estado, requer ensino superior completo em qualquer área de formação, desde que fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação.
É possível que as vagas sejam voltadas para candidatos do sexo masculino e feminino. Porém, até o momento, a distribuição ainda não foi informada. Além disso, a remuneração inicial para o cargo deve ser conhecida mediante publicação do edital.
Último concurso Agente Penitenciário GO
Em 2014 a Superintendência Executiva de Administração Penitenciária de Goiás (Seap GO) publicou edital com 305 vagas para agente penitenciário. O vencimento inicial previsto era de R$ 2,8 mil.
Porém, logo depois da primeira nomeação, os convocados descobriram que uma lei aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) em 2016, após a realização do certame, alterou o valor para R$ 1,5 mil.
A seleção constou das seguintes etapas: provas objetivas e discursivas, avaliação médica, teste de aptidão física, além de avaliação psicológica. Nas provas objetivas, os participantes tiveram que responder a perguntas sobre as disciplinas listadas abaixo:
- Raciocínio Lógico;
- Ética no Serviço Público;
- Língua Portuguesa;
- Direitos Humanos
- Constituição do Estado de Goiás;
- Noções de Direito Penal;
- Noções de Direito Processual Penal;
- Noções de Direito Constitucional; e
- Noções de Direito Administrativo.
Informações complementares estão disponíveis pelo Edital Agente Penitenciário Goiás 2014.