Interessados em participar do concurso do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais (CBM MG) têm até esta terça-feira, 27 para se inscrever. O certame disponibiliza, ao todo, 500 vagas para ingresso no Curso de Formação de Soldados Bombeiros Militar do Quadro de Praças (QP-BM) e do Quadro de Praças Especialistas (QPE-BM) em 2020.
São 465 vagas para o Quadro de Praças, sendo 418 para candidatos do sexo masculino e 47 para o sexo feminino. As outras 35 são voltadas para o Quadro de Praças Especialistas. Elas estão distribuídas entre as áreas de:
- Comunicações (Técnico em Telecomunicações e Técnico em informática/Rede de computadores);
- Motomecanização (Eletricista de Autos, Mecânica Leve e Mecânica – Motor à diesel);
- Saúde (Técnico em Saúde Bucal e Técnico em Enfermagem).
Para investidura nas carreiras é necessário ter ensino médio compelto, idade entre 18 e 30 anos até 20 de janeiro de 2019, ter altura mínima de 1,60m, dentre outros requisitos constantes no regulamento do certame.
Os aprovados ingressarão na corporação na graduação de soldado 2ª classe, cujos vencimentos iniciais são de R$ 3.506,40. Os bombeiros terão direito, ainda, a assistência médico hospitalar, psicológica e odontológica e abono fardamento.
Inscrições
Conforme já mencionado, o período de inscrições para o concurso Bombeiros MG 2018 termina amanhã, 27. As solicitações devem ser feitas até as 19h, pelo portal da banca organizadora, a Fundep.
Será cobrada taxa de participação no valor de R$ 81,96.
Prova concurso Bombeiros MG
Os participantes do certame serão avaliados por meio de prova escrita objetiva e de redação, teste de capacitação física e habilidades natatórias, exames médicos preliminares e complementares, teste psicológico, prova teórico/prática (somente para o QPE-BM) e exame toxicológico.
A primeira fase será aplicada em 20 de janeiro de 2019. Os candidatos terão 4h30 para fazer a redação e responder a 50 perguntas de Língua Portuguesa, Matemática, Física, Biologia, Química, Direitos Humanos, História e Geografia.
Serão corrigidas somente 2 mil redações, dos candidatos melhores classificados e que tiverem obtido a pontuação mínima de 50% na prova objetiva.
A contar da data de homologação do resultado final o certame terá validade de 30 dias. Será admitida prorrogação única, por mais 30 dias. Veja todos os detalhes acessando o Edital concurso Bombeiros MG 2018.