A Secretaria de Educação do Espírito Santo (Sedu ES) anunciou a publicação de quatro editais de processo seletivo simplificado. Os documentos foram publicados em edição do Diário Oficial do Estado e, visam o provimento de vagas para o ano letivo de 2019.
Os editais visam a formação de cadastro de reserva. Entretanto, de acordo com o secretário de Educação, Haroldo Rocha, poderão ser chamados até 3.500 candidatos aprovados.
As oportunidades foram distribuídas entre os cargos de professor habilitado, coordenador e pedagogo, professor não habilitado e profissionais para atuar em cursos técnicos de educação profissional.
Os aprovados serão contratados por tempo determinado. A validade inicial dos contratos será de 12 meses, contudo, poderão ser prorrogados.
As remunerações dos aprovados girarão em torno de R$ 1.220,30 a R$ 3,732,67, dependendo da titularidade do profissional.
Inscrições
Para concorrer a uma das vagas é necessário efetuar inscrição entre as 10h do dia 29 de novembro e as 17h do dia 06 de dezembro de 2018. As solicitações devem ser feitas pela internet junto aos seguintes endereços eletrônicos: www.selecao.es.gov.br ou www.educacao.es.gov.br. Não haverá cobrança de taxa de participação.
Importante frisar que a etapa de inscrição possui caráter eliminatório e classificatório onde serão levados em consideração os requisitos para cada cargo.
Distribuição das vagas
As oportunidades disponibilizadas pelo edital nº 64/2018 são para professores-bolsistas para atuação no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec/Mediotec.
Foram contempladas diversas áreas, entre elas, Psicologia, Meio Ambiente, Multimídia, Matemática Aplicada, Arquitetura, Economia, Design, Segurança do Trabalho, Recursos Humanos, Ciências Contábeis e outras.
As vagas abertas pelo edital nº 65/2018 são para professores não habilitados. Os docentes vão atuar na Educação Básica – Ensino Fundamental e Ensino Médio nas modalidades de Educação de Jovens e Adultos, Educação Escolar Quilombola, Educação Especial e Educação em Espaços de Privação de Liberdade (Unidades Prisionais, Unidades Socioeducativas).
Atuação prevista, ainda, nas Escolas de Tempo Integral e Escolas de Ensino Fundamental e Médio da Educação do Campo – CEIER, escolas unidocentes e pluridocentes, escolas que adotam a pedagogia da alternância e escolas localizadas em assentamentos.
O edital nº 66/2018 abre vagas pra docentes não habilitados, nas disciplinas de Agricultura I, II e III, Zootecnia, Espanhol, Filosofia, Física, Artes, Biologia/Ciências, Ensino Religioso, Química, Sociologia, Ciências Agropecuárias, Geografia, História, Inglês, Matemática e Língua Portuguesa.
A atuação será na Educação Básica, nos níveis de Ensino Fundamental e Ensino Médio, nas modalidades de Educação de Jovens e Adultos, Educação Escolar Quilombola, Educação em Espaços de Privação de Liberdade (Unidades Prisionais, Unidades Socioeducativas) Educação Especial e Programas/Projetos, no Ensino Regular da rede pública estadual.
Por fim, o edital nº 67/2018 vai contratar professores para a educação profissional. Algumas das áreas contempladas são Estatística Aplicada, Ética, Logística, Marketing, Ciências Contábeis, Direito e Economia.