O quadro de servidores do Corpo de Bombeiros Militar do Amapá (CBM AP) vai ganhar reforços em breve! Durante solenidade de promoção de oficiais e de praças, realizada no último dia 6, o governador Waldez Goés anunciou que a corporação terá novo concurso público em 2019.
A iniciativa faz parte das ações de valorização do CBM AP. Além do certame, no próximo ano haverá, ainda, entrega de novos quarteis, formação continuada e promoções. O líder do Executivo, entretanto, não informou o quantitativo de vagas e nem os cargos contemplados pelo próximo certame.
O coronel Wagner Coelho, comandante-geral do Corpo de Bombeiros do Amapá também estava presente no evento e agradeceu aos profissionais pela atuação. “Desde 2015, estamos cumprindo a missão de reestruturar a corporação e as promoções dos militares fazem parte desse processo de avanço”, disse o coronel.
Waldez Goés, que se reelegeu para mais um mandato, ressaltou que o Executivo estadual dará continuidade à política de valorização e fortalecimento da defesa social no Amapá. “É um momento para festejar pela ascensão de carreira dos militares. O compromisso desses profissionais em garantir a vida deve ser reconhecido, diariamente”, declarou o governador.
Durante seu discurso o governador reconheceu a importância dos servidos prestados pelo Corpo de Bombeiros Militar do Amapá à sociedade.
“Anualmente somos desafiados por enchentes e queimadas em nossa região, e os bombeiros têm um compromisso permanente com a prevenção e o socorro às vítimas. Profissionais que tem a atuação altamente reconhecida pela sociedade, em especial por aqueles que recebem ajuda ou foram salvos em uma situação de emergência”, destacou Goés.
Último concurso Bombeiros AP
O concurso Bombeiros AP 2012 foi a última seleção aberta pela corporação. O certame foi realizado pela Secretaria de Estado de Administração (Sead) e executado pela Fundação Universa. A seleção contou com três editais que, juntos, somaram 230 oportunidades.
As vagas foram destinadas às carreiras de soldado combatente (170), soldado músico (30) e oficial (30).
Para investidura nas carreiras foi necessário comprovar ensino superior completo. Outros requisitos imprescindíveis foram: idade entre 18 e 30 anos e altura mínima de 1,60m para mulheres e 1,65m para homens.
O processo de avaliação dos concorrentes constou das seguintes etapas:
- Prova objetiva;
- Exame de saúde;
- Exame de capacidade física;
- Análise documental;
- Prova de aptidão (somente para a carreira de soldado músico).
A primeira fase, compreendida pela prova objetiva, foi constituída por 50 questões de múltipla escolha. Foram cobrados conteúdos de Língua Portuguesa, Matemática, Física, Química, Biologia,
História e Geografia.
De acordo com informações do último certame, ao término da formação os profissionais têm ganhos de R$ 2.027,66 (soldado) e R$ 4.461,57 (oficial). Entretanto, por conta do tempo decorrido deste a abertura do edital, é provável que o novo regulamento traga valores atualizados.