Concurseiros fluminenses podem comemorar! Nesta quarta-feira, o governador do estado, Wilson Witzel, confirmou a realização de novo concurso para a Polícia Civil do Rio de Janeiro (PC RJ).
Segundo informações do líder do Executivo estadual, o certame terá mil vagas! As oportunidades serão voltadas para os cargos de agente, perito e delegado. A distribuição do quantitativo, no entanto, não foi confirmada.
O governador esclareceu que a realização do concurso PC RJ 2019 faz parte das medidas para reforçar a Segurança Pública do Rio.
“A Segurança Pública continua sendo uma das prioridades do nosso governo. Sabemos que uma Polícia Civil bem aparelhada e com capacidade de investigação poderá desmobilizar o crime organizado. Os resultados estão começando a aparecer. Além de mais policiais nas ruas, a Secretaria de Administração Penitenciária está fazendo diversas vistorias nas cadeias para apreender celulares e drogas”, afirmou.
De acordo com o secretário de Polícia Civil, Marcus Vinícius, que também falou sobre o certame, os editais não devem demorar para serem lançados.
“O governador já autorizou, a comissão de concurso se reuniu ontem e já deu início ao estudo para a elaboração do edital”, disse o secretário.
Para comprovar que a seleção não provocará desequilíbrio financeiro, o secretário da Casa Civil e Governança, José Luís Zamith, esclareceu que o estudo será submetido ao Conselho do Regime de Recuperação Fiscal, uma vez que há vacância de mil postos na PC RJ.
Ainda que a data para divulgação do certame não tenha sido confirmada, o teor das declarações de Witzel e do secretário da PC RJ levam a crer que será dentro de pouco tempo. Um fator que corrobora a expectativa é o déficit superior a 15 mil policiais civis.
Concurso PC RJ 2019
Entre os meses de junho e julho do ano passado, o então governador Luis Fernando Pezão há havia concedido aval para o concurso da Polícia Civil do Rio de Janeiro. Entretanto, o quantitativo era expressivamente menor, apenas 96 oportunidades.
Na época, foram autorizadas vagas para cinco carreiras:
- Auxiliar de necropsia (seis vagas);
- Técnico de necropsia (quatro vagas);
- Perito (20 vagas);
- Inspetor (50 vagas);
- Delegado (16 vagas).
A função de auxiliar requer ensino fundamental. Para as vagas de técnico é necessário ter ensino médio completo. As demais, exigem ensino superior, sendo específico em Direito para Delegado, Medicina, Odontologia, Farmácia ou Bioquímica para perito e em qualquer área para inspetor.
Os vencimentos inicias ficam entre R$ 4.506,27 e R$ 18.747,95.
Ao mencionar as vagas para agente, Wilson Witzel, não detalhou as carreiras. Contudo, é possível que ela englobe os cargos de auxiliar, técnico e inspetor. Além disso, outros cargos podem ser incluídos na seleção.
Entre eles, o de investigador, que tem grande déficit de servidores.