Boas notícias para concurseiros fluminenses! Novo concurso para soldado da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) está em fase de estudos. A informação foi confirmada pelo porta-voz da corporação, coronel Mauro Fliess, nesta segunda-feira, 28.
“Já estão sendo feitos estudos internos para a realização desse concurso. É só uma questão de chamar os aprovados da última seleção para poder lançar um novo edital”, informou Fliess.
Sobre a previsão de publicação da portaria autorizativa do concurso PMERJ 2019, o coronel deu uma estimativa animadora. “Deve ser autorizado ainda este ano”, afirmou.
A investidura na carreira de soldado demanda ensino médio completo, idade entre 18 e 30 anos e porte de Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Durante o período de formação, os soldados percebem ganhos de R$ 2.213,62. Ao término do curso, a remuneração inicial é elevada a R$ 3.452,55. Vale frisar que os servidores são contratados via regime estatutário, que confere maior estabilidade empregatícia.
O anúncio do certame era iminente. Na última sexta-feira, 25, o governador do estado, Wilson Witzel, declarou que até 2020 6 mil soldados serão contratados para a PMERJ.
Uma vez que o certame realizado em 2014 registrou apenas 4 mil aprovados, a promessa só poderá ser cumprida mediante publicação de um novo edital de concurso público.
Concurso PMERJ 2019
Ainda que o quantitativo de vagas do concurso PMERJ 2019 não tenha sido confirmado, a expectativa é que o certame tenha de 2 mil vagas. O número vai de encontro à promessa feita por Witzel logo que tomou posse à frente do governo do Rio.
“Todo ano faremos concurso público para 2 mil policiais”, disse o líder do Executivo durante entrevista coletiva no dia 5 de janeiro.
A realização de novos certames está entre as pautas de Witzel desde a época das eleições. Em setembro do ano passado, ele afirmou que a realização de certames para as Polícias Militar e Civil era fundamental para reestruturar o quadro de pessoal das corporação.
Último concurso PMERJ
Alvo de muitas polêmicas e, envolvido em um longo processo de convocação, o último concurso para soldados da Polícia Militar do Rio de Janeiro foi realizado em 2014. Na época, a seleção abriu 6 mil vagas.
O certame foi organizado pela Exatus e avaliou os candidatos por meio de exame intelectual (provas objetiva e de redação), exames psicológico e antropométrico, prova física, teste toxicológico, exame médico e pesquisa social e documental.
A prova objetiva, constituída por 40 questões de múltipla escolha, versou sobre o seguinte conteúdo programático:
- Português;
- História;
- Geografia;
- Sociologia;
- Informática;
- Legislação de Trânsito e Direitos Humanos.
Na redação, os participantes precisaram elaborar um texto de 20 a 30 linhas. Foram corrigidas as avaliações dos 30 mil melhores classificados.