Concurso Procon DF tem vagas previstas na LDO

Previsto no Orçamento para este ano, certame pode abrir vagas nos cargos de analista, técnico e fiscal, nos níveis médio e superior.



,O Instituto de Defesa do Consumidor do Distrito Federal (Procon DF) pode realizar novo concurso público este ano. A previsão do certame consta da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2019.

A previsão é de 25 vagas, distribuídas entre as seguintes funções:

  • Técnico de Atividade de Defesa do Consumidor;
  • Analista de Atividades de Defesa do Consumidor;
  • Fiscal de Defesa do Consumidor.

Enquanto a primeira requer ensino médio completo, as demais exigem ensino superior. Para o cargo de fiscal, os candidatos podem ser formados em qualquer área. Por outro lado, analista podem escolher entre áreas específicas abertas pelo edital.

De acordo com os detalhes do texto, a oferta será de dez vagas para os dois primeiros cargos e cinco para o segundo.

TC DF recomenda substituição de comissionados

Em favor da realização do concurso Procon DF 2019, há uma determinação do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TC DF). A Corte recomenda substituição de funcionários comissionados por concursados.

Na ocasião, órgão determinou que o Instituto de Defesa do Consumidor substitua os servidores comissionados remanescentes, que têm exercido função de efetivos, pelos aprovados na última seleção. A decisão foi tomada durante sessão extraordinária no dia 6 de dezembro no ano passado.

Segundo informações do tribunal, atualmente, funcionários comissionados ocupam 21 cargos no de Assessor Técnico dos Núcleos de Atendimento.

O TC DF frisou que não há impedimento para nomeação de novos servidores. Isso porque os gastos com pessoal do Distrito Federal estão abaixo do limite prudencial estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal.

Anteriormente a Corte havia suspendido o prazo de validade da seleção até a nomeação de todos os concorrentes aprovados dentro do número de vagas imediatas ofertadas. A partir do cumprimento da medida, o prazo volta a correr. Assim sendo, o certame estará válido até o início de junho de 2019.

Último concurso Procon DF

O Instituto de Defesa do Consumidor do Distrito Federal realizou seu último concurso em 2011. Na época, foram abertas 200 vagas imediatas mais cadastro de reserva para os cargos de técnico, analista e fiscal.

Para analista as oportunidades foram nas especialidade de Administração, Arquivologia, Biblioteconomia, Contabilidade, Direito e Legislação, Economia, Especialista em Recursos Humanos, Estatística, Jornalismo e Modernização de Gestão Pública.

As oportunidades na função de técnico foram distribuídas entre agente administrativo e técnico de Contabilidade.

Na época, os novos servidores tiveram ganhos iniciais de R$ 3.919,13 (técnico) e R$ 5.293,30 (fiscal e analista).

A banca organizadora responsável pelos detalhes técnicos do certame foi o Instituto Americano de Desenvolvimento (Iades).

Os inscritos foram avaliados por meio de prova objetiva, discursiva e análise de títulos para as vagas que demandaram ensino superior. O exame objetivo foi constituído de 60 questões de múltipla escolha, sendo 30 de conhecimentos básicos e 30 de conhecimentos específicos.

Mais detalhes pelo Edital concurso Procon DF 2011.




Voltar ao topo

Deixe um comentário