A aguardada publicação do edital de concurso da Secretaria da Fazenda do Distrito Federal (Sefaz DF) pode ocorrer até quinta-feira, dia 17 de janeiro. De acordo com edital de licitação da escolha da banca, a documentação deve sair em até 30 dias após contrato com a empresa.
O contrato foi assinado no dia 17 de dezembro do ano passado, quando foi regularizado o vínculo com o Crebaspe.
Foi divulgado em 4 de outubro, pela Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag DF), a resolução 02, que estende por 180 dias o prazo para a liberação do edital.
Ainda assim, com a oficialização do contrato, é provável que a liberação da documentação aconteça antes do prazo estabelecido, mesmo que não saia até quinta.
O mesmo documento define, ainda, que a abertura das inscrições deve ocorrer em até 30 dias após contrato com a banca. Assim sendo, edital deve ser liberado antes do prazo final de 180 dias.
O documento estabelece, ainda, que a realização das provas aconteça 90 dias após publicação do edital. Assim como o resultado da prova objetiva e chamada para segunda fase, após 20 dias da realização da primeira.
Ao passo que a segunda prova deve ser realizada dez dias após a lista dos aprovados na primeira. Já a lista dos aprovados saí 30 dias após a realização da segunda etapa.
Concurso Sefaz DF 2019
Ao todo, estão autorizadas 120 vagas, das quais 40 para ocupação imediata e 80 para cadastro de reserva.
O vencimento inicial é de R$ 12,296, podendo chegar a R$ 19,173 para servidores veteranos (em torno de 15 anos de exercício). É obrigatório curso de ensino superior, em qualquer área de formação.
O último concurso realizado pela Sefaz DF foi em 2001, onde 200 vagas de ocupação imediata foram ofertadas.
No exercício do trabalho, os aprovados irão realizar atividades de cobrança, fiscalização e lançamento, com associação aos tributos diretos assim como mercadorias em curso.
É também de responsabilidade o levantamento físico de estoque em estabelecimentos inscritos ou não no cadastro fiscal do Distrito Federal, e microempresas e empresas de pequeno porte, definidas em lei.
Concurso do Sefaz DF terá duas provas
O concurso vai contar com duas provas. A primeira, constituída pela avaliação objetiva, contará com 160 questões sendo 80 de conhecimentos gerais e 80 de conhecimentos específicos.
Em conhecimentos gerais, as questões vão abordar temas como Matemática Financeira/Raciocínio Lógico/Estatística, Língua Portuguesa, Contabilidade Pública e Economia e Finanças Públicas.
A avaliação terá, ainda, questões de Direito – Constitucional, Administrativo, Empresarial, Penal, Civil e Tecnologia da Informação.
Do mesmo modo, nos conhecimentos específicos as questões terão temas como Auditoria Fiscal, Legislação Tributária, Contabilidade Geral e de Custos, Direito Financeiro e Direito Tributário.
Em conclusão, a parte discursiva vai incluir duas questões de conhecimentos específicos e uma dissertação, que deve ter de 30 a 60 linhas.
Apenas serão convocados para a segunda prova os 300 primeiros colocados na primeira, assim como os empatados neste limite. Além dos 60 primeiros colocados para as vagas reservadas para portadores de deficiência física.